Para criar telas no Android, é necessário trabalhar com o conceito de activity. Assim como no Delphi que você trabalha com form, onde cada um do mesmo equivale a uma tela. No Android aplica-se o termo de activity.
Activity
Uma Activity é basicamente uma tela do Android, onde seria mais importante denominar a mesma como uma Atividade. Todo o sistema operacional Android, trabalha pensando em atividades. Na prática uma atividade no android, pode ser um processo ativo e visível ao usuário. As activity são muito mais além do que simplesmente telas. Outro fator importante das mesmas são que elas possuem um ciclo de vida, que para o desenvolvedor é muito importante entender.
Criando Activity
Para criar uma activity basta criar uma classe no Java e herdar da classe android.app.Activity. Desta forma automaticamente já há torna uma possível atividade no Android. Apôs você estender a classe é obrigatório você rescrever o método onCreate. Através do mesmo que as atividades são criadas, e que você possa selecionar um arquivo XML, que será seu layout.
public class Main extends Activity{
@Override
public void onCreate(Bundle savedInstanceState) {
super.onCreate(savedInstanceState);
setContentView(R.layout.main);
}
Registrando Activity
Após você criar a classe é necessário registrar a activity. O Android precisa saber quais classes são atividades, não basta você simplesmente criar uma classe e a estender. Um exemplo a se comparar é pensando em Servlet. No JEE, quando você cria servlet, deve criar uma classe e estender de HttpServlet, e após isso registrar a servlet. A mesma analogia é utilizada para o Android. Para você registrar a activity, basta abrir o arquivo Manifest.XML, e no mesmo deve ser feito o registro da activity.
No código acima, é um exemplo de uma activity registrada. Note que no android:name é informado o nome da sua classe. Ou você informa o contexto do seu pacote(ex: br.com.rlsystem.Main) ou simplesmente .Main(no caso o nome da sua classe). As marcações intente filter, não é ideia do artigo agora, mas basicamente significa(neste caso) que a activity Main, é a inicial da sua aplicação.