>

Fórum

Fórum da RL System, voltado para analistas, programadores etc. Tudo sobre linguagem de programação e desenvolvimento Full Stack: Banco de Dados, Android, C#, Java, .NET, PHP, Node, Javascript, TypeScript, Front, HTML e muito mais.

Obter usuario da venda

Boa tarde!

Prezados acabei de assistir as aulas on-line do curso de Android e como é um aplicativo de vendas, bem eu estranhei não ter o Cliente ou o Cliente como detalhe e os itens como detalhe e a quantidade vendida do item, mais não observando estes casos o vendedor ou consultor onde esta? ou onde estaria neste escopo?

como o sistema propôs replicar as vendas para um backend, com certeza os vendedores tem um cadastro neste app, sabendo que em algumas app do android pode-se colocar um login penso que este pode diferir do que se encontra no backend ( ou não ), mais enfim minha duvida é como o dispositivo movel é de um pra um com o vendedor como eu posso saber quem fez a venda? cadastrando o dispositivo no meu backend? teria algum modo para isto? seria o correto? ou ter no dispositivo um cadastro de usuário e ao replicar esta informação de alguma forma identificasse o autor daquelas vendas.

5 Respostas

Ola Robson...

O professor Rafael só passou um exemplo p vcs...
Vcs podem alterar o exemplo d jeito q vcs acharem melhor... O q tiver ao meu alcance eu estarei ajudando vcs..

Olá Bom dia Andre!

Quem vende esta esperando sua comissão, no BackEnd o cliente ele pode (e deve) ter associado um vendedor desta forma qualquer venda não precisaria ter no Disp. Móvel uma indicação de quem vendeu então isto seria desnecessário ou até redundante.

Mais para fins didáticos minha questão é ( como expliquei )
Qual seria a forma mais correta de fazer isto? talvez fique mais claro se eu exemplificar

1. Se o Dispositivo tem algum meio de se identificar de forma unica ( Serial ) ou outro meio no meu sistema de retaguarda eu poderia cadastrar qual dispositivo o vendedor tal utiliza e na replicação esta informação vir, desta forma já teria o tal

2. Ter um cadastro de usuário no dispositivo ( que já identificaria o vendedor ) e ao logar ( logar não fez parte das aulas ) qualquer venda já registraria na venda o Id do vendedor(usuario logado) contudo fica uma duvida de onde vem este usuario? no Retaguarda tem a lista de vendedores e no Mobile eu não preciso desta lista apenas de um ou seja o portador do mesmo.

3. Existe outra forma padronizada ou mais correta de fazer isto? quem já viveu a experiencia poderia dizer

Obs Não tenho exemplos de um sistema de vendas ( ou forma de vendas como vejo chamarem ) e nunca desenvolvi nada para este fim, pretendo fazer isto agora então por isto minhas duvidas

Prezados bom dia!

Algum comentário?????

Olá boa tarde!

http://rlsystem.com.br/forum/android/1337-topicos-desaparecem#top

Certo eu entendi que posso ter um logon ao entrar no app e ter o Id do Usuário que seria o Vendedor Ok fecha mais, sabemos que podem existir outras formas, e eu sei que o vendedor ele também esta no app do Servidor, mais no telefone ele esta apenas uma vez porque eu não preciso de todos os vendedores no celular uma vez que o dispositivo é pessoal, e sabendo que existe um cadastro no servidor haveria como eu identificar o vendedor pelo dispositivo como por exemplo no cadastro do vendedor eu ter cadastrado o dispositivo e de alguma forma saber quem é o vendedor atraves desta informação.

Robson, como o Andre disse nas aulas o professor só exemplificou como utilizar a tecnologia de conexão com SQLite, ele não introduziu um aplicativo de vendas completo. Bom, no seu caso para a identificação de um vendedor, para uma possível comissão, o mais coerente seria vc fazer um sistema de login, onde o vendedor ao abrir o app e realizar uma venda será replicado para o servidor sua inforações junto a venda. Há outras formas de identificar o aparelho, como o IMEI, localização(GPS), ou então simplesmente adicionar um campo onde ao realizar uma venda, o vendedor selecione numa pré-lista sua identificação(vindo do servidor) ou até mesmo digite seu nome, assim o identificando.