>

Fórum

Fórum da RL System, voltado para analistas, programadores etc. Tudo sobre linguagem de programação e desenvolvimento Full Stack: Banco de Dados, Android, C#, Java, .NET, PHP, Node, Javascript, TypeScript, Front, HTML e muito mais.

Validar Dados em Cadastros com JSP

Boa noite a todos estou com a seguinte dúvida:

Tenho uma tela de cadastro com o nome de cadastrousuario.jsp por exemplo, nessa tela, no action do

envia os dados do usuario para a servLet chamada "/CadaUsuario". Nessa servlet eu faço a validação
dos dados como no exemplo abaixo:

if (request.getParameter("login").equals("")){
response.sendRedirect("cadastrousuario.jsp?erro=login não informado");
}

Se os dados do usuário nao estiverem corretos, eu redireciono novamente para cadastrousuario.jsp passando por
get o erro ocorrido. Na servlet eu verifico se o parâmetro "erro" existe e imprimo a mensagem na tela informando ao
usuário o erro ocorrido na validação.

Tudo está funcionando corretamente, porém eu acredito que essa não é a maneira mais correta de estar fazendo isso. Talvez
teria como dar a mensagem ao usuário através de JavaScript ou coisa parecida. Alguém sabe a maneira correta de estar fazendo isso?

Obs: Com esse processo que eu fiz, a mensagem de erro ficar no link no browser já que o envio é feito por get, eu achei isso deselegante.

1 Resposta

Rondinely

O ideial é quando você chegar no JSF, lá será mostrado uma maneira muito bacana e simples de fazer isso, utilizando boas práticas.

Obrigado