>
A dúvida é no seguinte caso :
tabelas :
[cargo](1,1)------(0,n)[responsavel](1,1)--------(0,1)[projeto]
[fase](1,n)--------(1,1)[processo]
Como relacionar estas tabelas no Hibernate, a explicação dada ficou vaga e não abordou todas as cardinalidades.
Luiz
Por favor, poste sua estrutura de tabelas junto dos campos (se possível modelado).
Assim, podemos explanar melhor. De qualquer forma, analisando por cima, o próprio exemplo do curso supre isso.
Fico no seu aguardo
Esse é o esquema do banco
Luis
Notei que a maioria são similares ao exemplo do curso, pois vejo que a maioria é de 1 para n.
Para facilitar, pode me informar, qual das relações você ficou com dúvidas (baseado no seu exemplo).
minha duvida ficou para essas relações:
[cargo](1,1)------(0,n)[responsavel](1,1)--------(0,1)[projeto]
[fase](1,n)--------(1,1)[processo]
0:1 e 1:1 .
Esses 1:n são montados da maneira que foi mostrado no exemplo?
Lá no exemplo eu tive a sensação de uma relação assim:
1:n-----n:1
criando uma relação N para N.
Luiz
Algumas dúvidas:
Um responsável possui um único cargo, certo? (similar ao exemplo de cliente/categoria, onde o cliente seria o responsável e a categoria o cargo)
Sobre o projeto ele possui um responsável certo? Se sim, é idem ao de cima. No exemplo do cliente, um cliente possui uma categoria e uma categoria possui muitos clientes. Um projeto possui um responsável e um responsável pode ter muitos projetos.
Vamos tentar matar este primeiro, se entendeu, peço que me explique melhor como funciona a fase x processo
funcionamento fase x processo:
um processo pode ter uma ou varias fases;
uma fase pode ter um somente um processo , mesmo se o ocorrer redundância.
Olá revi as aulas testei os exemplos e entendi.
Não sei se tenho que abrir um tópico novo, mas tenho mais uma duvida, na tabela atividadeRealizada , nela há uma chave primaria composta,
e sendo as duas foreign key que estão apontando para [atividade] e [projeto] só me resta essa dúvida
Luiz
Neste caso, a ideia é a mesma, pois mesmo tendo duas chave estrangeiras, basta criar dois relacionamentos, criando mais duas propriedas, como você faria para uma, faria para duas.
Sempre pensa que suas classes são suas tabelas quase que 100% fieis.
Fico no seu aguardo.
OK , a dúvida das chames estrangeiras foi resolvida mas na pergunta anterior eu citei " nela há uma chave primaria composta" , como eu declaro chave primaria composta no Hibernate?
Luiz
Neste caso, já seria um tópico para um curso Avançado de Hibernate, por isso não é citado neste curso Básico.
Veja este tutorial prático de como funciona a chave composta:
http://bit.ly/1rY9S9T