>

Fórum

Fórum da RL System, voltado para analistas, programadores etc. Tudo sobre linguagem de programação e desenvolvimento Full Stack: Banco de Dados, Android, C#, Java, .NET, PHP, Node, Javascript, TypeScript, Front, HTML e muito mais.



Trabalhando com exceções em php - NOVO


Eu não sei pq o outro tópico foi fechado =.( e não consegui dar sequência na dúvida...
Bom, continuando..

O meu caso eu passo classes por exemplo:
public function inserir(MovimentoDTO $mDTO, $arr, Cob_FichaFinDTO $fichaFinDTO, Flu_FluxoDTO $fluFluxo) {
etc...

em .net eu colocaria um try catch e retornaria qualquer tipo de erro como SQLException ou caso não fosse erro SQL retornaria no Exception comum,
no php não tem como fazer isso?



3 Respostas


Douglas

Você precisa utilizar a PDO (classe de conexão com banco de dados PHP).

Assim, você pode utilizar o try catch do PHP, e se gerar algum erro, ai você pode tratar.

php.net/pdo




Sim, mas por exemplo:

$itemId = $f->DescryptDados($_GET['CD']);

Estou pegando no GET o valor de CD e criptografando em uma classe.
Está gerando um erro: Notice: Undefined index: CD in C:\wamp\www\bb\boleto_.php on line 12

E fica uma imagem amarela horrível no meio da tela, no .net nós conseguiríamos pegar este erro e jogar de forma amigável para o usuário,
não tem como fazer isso no php? mostrar apenas uma mensagem por exemplo "Houve um erro na criação da criptografia.

Entenda que neste caso não estou envolvendo conexão alguma, é um erro em classes comum.




Douglas

Você pode colocar o @ sempre no incio da função que pode gerar erro, assim ele oculta o erro.

E sempre verifique com um IF um Get ou Post, para saber se ele não é nulo.

Note que PHP não é 100% OOP, logo, existe muitas limitações em utilizar recursos da OO.