>

Fórum

Fórum da RL System, voltado para analistas, programadores etc. Tudo sobre linguagem de programação e desenvolvimento Full Stack: Banco de Dados, Android, C#, Java, .NET, PHP, Node, Javascript, TypeScript, Front, HTML e muito mais.



erro ao gravar data no formato data_pt no mysql


Prezados, boa tarde!
Na Aula 11 - Listando Dados (Pesquisando Noticias) do Curso de PHP c/ MySQL é dado um exemplo de como gravar a news no bd e no mesmo vemos que foi gravado normalmente. Mas segui a risca o script apresentado na aula e sempre quando vou gravar nova news ele cai no else e apresenta mensagem de erro ao gravar. Dei uma fuçada e percebi que alterando a estrutura da tabela NEWS pelo Myphpadmin de date para varchar por exemplo ele grava normalmente.
Depois dei uma fuçada pelo google, e algumas pessoas falaram que o padrão utilizado no mysql para salvar datas é o americao Ymd ( ano-mes-dia ).

A partir daí eu comentei o script que cria máscara no campo data para que este seja inserido no formado data_pt e digitei na hora de inserir nova News e ele aceitou normalmente.

Tem como alterar alguma configuração no MySQL para que ele aceite a data no formato proposto pela aula em questão? Nessa aula, como foi possível gravar a NEWS com o campo data inserido no formato da máscara, ou seja, date_pt?

Alguém poderia me ajudar?
Grato!

Abraço.
Edgar Ramos



1 Resposta


Edgar

O padrão é Y-m-d, sempre que gravar, por baixo dos panos (via PHP), converta a data.

Quando exibir ela, faça isso de novo.

Se usar VARCHAR, você nunca poderá por exemplo:

Buscar news entre data X e Y
Ordenar por data menor
Etc

Ou seja, perde toda a ideia de data.